Todos nós usamos a visão para apreciar as belezas do mundo, para perceber informações e armazená-las na memória. No entanto, poucos de nós pensam em como esse mecanismo único funciona. Além disso, trabalhando em um computador, não poupamos nossa visão e muitas vezes vamos ao médico quando começam problemas oftalmológicos graves.
Hoje, diagnósticos como miopia, hipermetropia e astigmatismo são familiares até mesmo para crianças. Todas essas doenças são caracterizadas por acuidade visual prejudicada. Dependendo da situação e da idade do paciente, vários métodos são usados no tratamento dessas patologias - terapia com vitaminas, exercícios terapêuticos para os olhos, uso de óculos. Quando tais métodos terapêuticos falham, o médico sugere que o paciente seja submetido a uma cirurgia para restaurar a visão. Que tipo de operação é essa? Vamos descobrir juntos.
Tipos de cirurgia para restaurar a visão
Algumas décadas atrás, a humanidade não tinha a capacidade de eliminar problemas complexos de visão. Hoje, o processo tecnológico trouxe um avanço significativo no campo da oftalmologia, permitindo restaurar a acuidade visual em apenas um dia. É sobre tecnologia a laser. As cirurgias oculares são realizadas usando equipamentos a laser altamente avançados. Existem vários métodos diferentes de correção da visão a laser. Vamos vê-los em detalhes:
- Super Lasik- a operação mais comum hoje, que é realizada de acordo com os parâmetros individuais de cada paciente, portanto, oferece os melhores resultados.
- Lasik- o método básico de correção da visão. Não leva em consideração as características individuais da estrutura da córnea do paciente.
- Femto Lasik- uma técnica que usa um femto-laser especial para restaurar a visão.
- Femto Super Lasik- o método é semelhante ao Femto Lasik padrão, mas é realizado levando em consideração as características individuais do olho do paciente.
- Presby Lasik- a técnica leva em consideração as alterações relacionadas à idade na visão de perto em pacientes com mais de 40 anos, tentando corrigi-la em todas as distâncias sem óculos.
- PRK– o método é usado para contraindicações aos procedimentos padrão. Por exemplo, se a córnea for muito fina.
- Epi-Lasik- uma das variedades do procedimento Lasik padrão, que às vezes pode ser usado para córneas finas.
Realização de cirurgia
O cirurgião oftalmologista remove a parte superior da córnea, após o que o laser remove sua parte interna e devolve a camada superior ao seu lugar. A operação é realizada sob anestesia local, não sob anestesia geral. Assim, o dano ao corpo é mínimo. O paciente se sente muito bem. Após a operação, a visão começa a se recuperar após 2-3 dias. Outros procedimentos para acelerar o período de recuperação, o paciente realiza em casa por conta própria.
Contra-indicações para intervenção cirúrgica
A correção da visão com cirurgia a laser não é realizada em menores de 18 anos e maiores de 60 anos. Além disso, esta intervenção cirúrgica é contra-indicada na presença de doenças no paciente como tuberculose, diabetes, oncologia. A correção a laser não é estritamente recomendada para mulheres grávidas e lactantes.
Pós-operatório
Como dissemos anteriormente, a visão é restaurada muito rapidamente após a cirurgia a laser. O paciente só precisa seguir as regras de higiene ocular, excluir temporariamente a atividade física. As complicações do procedimento a laser são minimizadas.
Assim, descobrimos que a operação para restaurar a visão permite obter os melhores resultados na eliminação de problemas como miopia, hipermetropia, glaucoma, miomas, astigmatismo. O procedimento de correção da visão é rápido, a recuperação e adaptação é indolor. Mesmo com estágios avançados de doenças dos órgãos visuais, a operação faz maravilhas. Nesse caso, o paciente não é exposto à anestesia geral, não sente desconforto antes e após a cirurgia.
E, no entanto, melhor do que qualquer operação é a prevenção da doença. Portanto, é necessário proteger a visão e a saúde em geral desde cedo.