Pessoas com problemas de visão sonham em restaurá-la: arrecadam dinheiro para cirurgias e tomam remédios anunciados. Ao mesmo tempo, eles duvidam que ela possa ser restaurada por meio de cobrança, projetada para melhorar a visão.
Os exercícios para os olhos são um método simples de restaurar e preservar a visão. O principal é fazê-lo regularmente, principalmente em combinação com o tratamento medicamentoso. Vamos tentar convencer quem duvida dos benefícios desses exercícios.
Os benefícios da ginástica visual
Como todos os órgãos, os músculos e nervos do olho estão sujeitos a várias doenças e enfraquecimentos. Eles precisam de metabolismo, circulação sanguínea e boa nutrição. Ficar muito tempo diante do computador, a falta de vitaminas e a má higiene visual não contribuem para o fortalecimento da saúde.
Muitas vezes nos esquecemos disso ou simplesmente não queremos perder tempo com treinamento visual. Na verdade, por que seus olhos precisam de exercício? É mais fácil tomar um medicamento milagroso para obter informações ou fazer uma cirurgia. Mas isso não isenta a pessoa de cuidar dos olhos. Isto é confirmado por oculistas de todo o mundo.
Há mais de cem anos, W. Bates desenvolveu um exercício único para restaurar e melhorar a visão. É lembrado, seguido e produz resultados eficazes. Ao longo dos anos sofreu alterações, mas o significado permaneceu o mesmo - livrar uma pessoa dos óculos. É usado hoje em combinação com outros métodos de tratamento.
Você precisa praticar todos os dias por pelo menos dois meses, alcançar o resultado desejado, e só então poderá avaliar sua eficácia.
Que exercícios fazer para os olhos pela manhã
Uma das razões mais importantes para a deterioração da visão é a fadiga ocular sistemática, que não pode ser aliviada por nada. É por isso que os oftalmologistas recomendam a realização de uma série especial de exercícios pela manhã, logo ao acordar.
Ao acordar, é preciso se esticar bem na cama. Faça isso com os olhos fechados. Todo o corpo acordará, o cérebro receberá o sinal necessário. Depois vire de um lado para o outro. Faça algumas respirações profundas.
Abra bem a boca e, em seguida, abra bem os olhos. Então faça isso ao mesmo tempo. Repita o exercício quatro vezes: boca – olhos – todos juntos.
Próxima Etapa. Feche bem os olhos e pisque-os rapidamente e sem esforço enquanto estiver fechado. O exercício melhora a nitidez da visão. Você pode realizá-lo a qualquer hora do dia quando seus olhos ficarem cansados e começarem a enxergar mal.
A ginástica para o nariz é a melhor forma de melhorar o funcionamento dos músculos oculares. Para fazer isso, use a ponta do nariz para desenhar figuras, letras e números no ar. É mais conveniente fazer isso com os olhos fechados. Você pode fazer isso várias vezes ao dia.
O exercício das sobrancelhas também está envolvido na energização da sua visão. Basta levantá-los para cima e para baixo até sentir a pele se movendo ao redor das orelhas. O funcionamento dos órgãos visuais melhora, a circulação sanguínea aumenta e o tônus dos músculos faciais aumenta.
Uma boa conclusão para os exercícios matinais é o palming. O tempo de execução ideal é de 5 minutos. Assim, você preparou seus olhos para a jornada de trabalho.
Regras gerais para treinar os músculos oculares
Somente os exercícios feitos regularmente trarão benefícios. Escolha uma rotina de ginástica - duas vezes por dia, uma vez pela manhã ou à noite, uma vez a cada poucos dias. A consistência e a ausência de omissões são a chave para a eficácia do complexo.
Seja paciente ao fazer os exercícios. Você não deveria nem começar a fazer ginástica se estiver com pressa para chegar a algum lugar. Obtenha o efeito oposto. Você fará ginástica para exibição e não para sua saúde; você corre o risco de não forçar adequadamente ou sobrecarregar os músculos, piorando assim o efeito dos exercícios.
Não exagere. Não pense que quanto mais você repetir os exercícios, mais rápido sentirá o efeito curativo. Isto está errado. Com seus esforços inúteis você contribuirá para uma tensão desnecessária nos órgãos visuais. Mantenha intervalos.
Você não deve iniciar um novo exercício assim que terminar o anterior. Sente-se por cerca de meio minuto com os olhos fechados. Em seguida, passe para o próximo.
Descansar. Não há nenhum benefício em fazer ginástica e ao mesmo tempo ficar sentado em frente ao computador. Se você decidir realizar a restauração da visão, esteja preparado para o fato de que precisará abordar o processo de forma abrangente - tanto do ponto de vista nutricional quanto do ponto de vista da sua rotina diária.
Princípios do exercício racional para os olhos
Ao iniciar os exercícios, consulte seu médico sobre o diagnóstico que causou a deterioração de sua visão.
- Todos os exercícios são realizados em posição confortável. As costas estão retas, o pescoço e os ombros estão tão relaxados quanto possível.
- Nos exercícios em que os olhos se movem em determinadas direções, fixe o ponto final de cada movimento por alguns segundos. Pode ser executado em diferentes sequências, um número ilimitado de vezes.
- Recomenda-se selecionar vários exercícios e repeti-los ao longo da jornada de trabalho. Este mini exercício para os músculos é especialmente necessário para quem trabalha em um computador.
- O complexo deve incluir ginástica da coluna cervical - inclinação da cabeça para frente, esquerda e direita e rotações circulares.
- Não faça movimentos bruscos das pálpebras e dos músculos oculares durante o exercício.
- Execute removendo lentes ou óculos.
- Entre exercícios complexos, faça os simples, na forma de piscar relaxado e frequente.
Ginástica visual para adultos
As ginásticas para melhorar a visão são divididas em duas categorias: relaxamento e treinamento. No primeiro caso, visa aliviar a tensão dos músculos oculares. No segundo - para fortalecê-los.
Vamos começar com o treinamento. Realizado em pé ou sentado. Antes de começar, nos acalmamos e assumimos uma posição confortável.
Vamos começar:
- Forçando os músculos oculares, nós os fechamos. Contamos até 5, abrimos, relaxando os músculos. Olhamos para longe por 5 segundos. Repita 5 vezes.
- Costas retas, cabeça reta, 10-15 segundos. piscamos lentamente.
- Movemos rapidamente nosso olhar na diagonal: primeiro para a direita - para baixo, para a esquerda, 6 segundos. olhamos para longe. Então fazemos o exercício ao contrário.
- Mantenha a cabeça reta, sem virar, olhe para a esquerda, fixe o olhar por 5 segundos. Então olhamos para longe e fixamos nosso olhar. A seguir, realizamos ginástica com fixação do olhar para o lado direito, para cima, para baixo. Repita 2 vezes.
- Fechamos os olhos por 5 segundos sem forçar os músculos, depois os abrimos bem e olhamos para longe por 5 segundos. Fazemos isso 3 vezes.
- Mantenha as costas retas, a cabeça reta e mova as pupilas em movimentos circulares lentos em diferentes direções: primeiro no sentido horário, depois para trás. Depois disso, olhamos para longe.
- Primeiro olhamos para a ponta do nariz, depois olhamos para longe. Repita 7 vezes.
- Mantendo a cabeça reta, fixe o olhar. Ao contar até 4, movemos nosso olhar para o lado direito e o fixamos. Novamente, contando até 4, olhamos para a esquerda e voltamos à posição inicial. Continuamos de acordo com o padrão "direto para cima", "direto para baixo". A seguir realizamos o exercício da mesma forma, movendo o olhar na diagonal.
Se os exercícios destinados ao treinamento forem realizados pela primeira vez, você não deve ser muito zeloso e repetir os exercícios várias vezes. Isso pode causar dor e desconforto se você não estiver acostumado. O número de repetições aumenta gradativamente.
Relaxar os olhos não é menos importante do que treiná-los. A tensão muscular excessiva é considerada uma das causas da miopia. Vejamos alguns exercícios para ajudar a relaxá-los.
Eles podem ser executados diversas vezes, em qualquer ordem. Qualquer pose - sentado, deitado, o principal é entrar em sintonia com o clima certo - tire todos os problemas da cabeça, acalme-se, relaxe.
Começar:
- Fazemos este exercício sentados: fechamos os olhos, fazemos vários círculos com a cabeça ao longo do relógio e depois contra ele. Descansamos com os olhos fechados por alguns minutos.
- Esfregue as palmas das mãos até ficarem ligeiramente quentes, aplique-as e pressione-as levemente nos olhos. Massageie os olhos com leves movimentos circulares por 5 segundos.
- Um exercício semelhante, mas você não precisa pressionar as palmas das mãos nos olhos fechados. Basta aplicá-lo e imaginar como o calor emana das palmas das mãos.
- Depois de uma posição confortável, fechamos os olhos, relaxamos e começamos a lembrar, as lembranças devem ser agradáveis.
- Piscamos frequentemente por vários segundos.
É aconselhável escolher vários exercícios para você e realizá-los diariamente, regularmente. O carregamento é especialmente útil para quem tem problemas de visão e trabalha muito tempo no computador. Para restaurar e apoiar o órgão visual, você precisa mudar seu estilo de vida.
Métodos para treinar a visão em crianças
É importante que as aulas não sejam chatas ou tediosas. Assim a criança ficará feliz em realizar exercícios terapêuticos, restaurando a capacidade de enxergar bem.
Convide seu filho a jogar um jogo interessante que irá encantar seus olhos. Para começar, faça ginástica três vezes ao dia durante 5 minutos, depois deixe a criança passear e brincar.
Consulte primeiro um oftalmologista, discuta a técnica que você vai usar e obtenha recomendações.
Fixe 3 círculos grandes de cores diferentes em cantos diferentes do teto. A criança precisa examinar cuidadosamente cada círculo por vez. Aproximadamente 10 segundos são atribuídos para um assunto.
Convide seu bebê a olhar 4 vezes, primeiro para cima e para baixo, depois para a direita e para a esquerda. A criança precisa fechar bem os olhos, contar lentamente até 10 e depois abrir os olhos.
Mostre ao seu bebê o mostrador do relógio com setas. Deixe-o imaginar que os números estão pintados no teto, e seus olhos, como flechas, devem percorrer todos os números em um círculo.
Cole ou desenhe um círculo brilhante no vidro da janela. Vá até a janela, mostre um objeto que está muito longe de você. Ele deve considerar alternadamente um ou outro objeto. Quando a criança domina bem todos os exercícios, o complexo pode ser complicado.
Sugira que, olhando para um ponto, "desenhe" um círculo, quadrado, letra ou número no ar com o nariz. Quando o exercício correr bem, diga ao pré-escolar para desenhar alguma figura sozinho, e você deverá adivinhar.
Acompanhe suas aulas com contos de fadas engraçados, piadas e tente aprender poesia com seu filho. Você pode pegar um texto que descreve exercícios para cada dia da semana - faça os movimentos apropriados todos os dias.
Dedique o domingo a uma massagem: com as pálpebras fechadas, passe o dedo sobre o globo ocular em movimentos circulares, primeiro em uma direção, depois na outra.
Ao caminhar, peça ao seu filho para ficar de olho no carro, no cachorro ou em outros objetos em movimento, fechando os olhos direito e esquerdo.
Leve uma bola com você e ensine seu filho a jogá-la no alvo, este exercício é útil tanto para a visão quanto para o desenvolvimento da coordenação dos movimentos.
As opções de atividades ao ar livre são muitas: "contornar" um objeto grande ao longo do contorno; sem virar a cabeça, nomeie tudo o que seus olhinhos puderam ver; encontre e descreva o objeto mais distante e mais próximo.
Os olhos precisam de descanso
A vida das pessoas modernas é organizada de tal forma que a tela da TV ou do monitor ocupa muito tempo. Passar muito tempo em frente a uma tela sobrecarrega os olhos, causando deterioração da visão.
E se não conseguirmos reduzir o tempo gasto no computador no trabalho, podemos aumentar o tempo de descanso.
Você pode relaxar, receber emoções positivas, novos conhecimentos e habilidades longe das telas. Ao mesmo tempo, haverá grandes benefícios não só para os olhos.
Técnica do autor para melhorar a visão
A técnica foi desenvolvida com base nos já conhecidos métodos de Shichko-Bates. Há um grande número de adeptos desta técnica entre pessoas com problemas de visão. Baseia-se no treinamento dos músculos oculares e na crença na própria força.
O médico afirma que se a pessoa acreditar e perseguir persistentemente seu objetivo, com certeza obterá o resultado desejado. Ele considera que o principal objetivo da técnica é melhorar tanto a visão que uma pessoa poderia ficar sem óculos.
A primeira coisa que o professor aconselha é a recusa total ou parcial dos óculos. Os óculos distorcem a imagem recebida pelos olhos e fazem parte do trabalho em vez dos músculos.
O médico chama os óculos de "muletas para os olhos". Ao mesmo tempo, os óculos são projetados de forma que você sempre precise olhar para o centro, enquanto o olho humano é projetado de forma a olhar em todas as direções. Isso os deixa ainda mais cansados e pioram a visão.
Treinamento de visão usando o método do autor
Esse exercício será uma forma eficaz de restaurar a visão. Faça os exercícios suavemente, lentamente. Existem apenas 6 deles, 6 melhores exercícios para manter a visão. Eles devem ser feitos na ordem em que são descritos.
Exercício 1. Cortinas
Ao fazer isso, você precisa piscar rapidamente por cerca de dois minutos. Isso melhora a circulação sanguínea no rosto e nos olhos.
Exercício 2. Olhando pela janela
Esta é uma tarefa universal da série "perto-longe": é muito útil tanto para pessoas míopes como para míopes.
Vá até a janela, cole um pedaço de papel no vidro - uma marca. Se você piscar, olhar para o pedaço de papel, você verá; piscou - olhou para longe, viu uma árvore ou uma casa. Então, novamente: em um pedaço de papel - ao longe, em um pedaço de papel - ao longe. . . Faça o exercício pelo menos vinte vezes.
Exercício 3. Olhos grandes
Respire fundo, fechando os olhos o mais firmemente possível. Aperte os músculos do pescoço, rosto e cabeça. Prenda a respiração por 5 segundos e expire rapidamente, abrindo bem os olhos ao expirar. Repita 10 vezes.
Exercício 4. Massagem
A técnica de massagem mais comum é com dois dedos - o indicador e o médio - na forma de um movimento em forma de oito. Ao longo da borda inferior da pálpebra, mova-se em direção ao nariz, ao longo da borda superior da pálpebra - acima das sobrancelhas. Este movimento é repetido 10 a 15 vezes. A massagem melhora a circulação sanguínea e a circulação do fluido intraocular.
Exercício 5. Hidromassagem
Você precisa lavar o rosto de manhã e à noite. Este não é apenas um procedimento higiênico, mas também uma forma de melhorar a microcirculação nos vasos sanguíneos. A lavagem matinal é feita primeiro com água quente e termina com enxágue com água fria. À noite tudo é feito na ordem inversa.
Exercício 6. Desenho
Desenhando uma cobra no ar. Olhe para a direita e desenhe uma linha curva no ar com os olhos voltados para a esquerda. Então faça isso da esquerda para a direita. E eles piscaram novamente.
Faça palming de 1 a 2 minutos.
Ginástica original para os olhos - óculos de pirata
Esta ginástica simples e original pode restaurar completamente a visão. Não requer nenhum esforço.
É preciso fazer óculos inusitados, em que uma lente é coberta com papel preto e a outra com papel comum. Se você não usa óculos, use uma armação sem lentes. Use-os e fique à vontade para assistir TV ou trabalhar no computador.
Lembre-se de mudar a tonalidade da lente a cada 30 minutos. Assim, você vai dar descanso a um olho e treinar o outro. O que é importante é que a visão não só não se deteriore, como também comece a recuperar.
O que é palming e como ele difere para pessoas míopes e hipermetropias?
Palming é a chave para um descanso rápido e saudável, parte essencial de qualquer ginástica para restaurar a visão. Antes de fazer qualquer exercício, você precisa se preparar adequadamente para isso.
Palming é suave e eficaz. A duração depende do estado emocional, pois não só os olhos, mas também o psiquismo humano relaxam. O resultado é alcançado quando a cor por trás dos olhos fechados é preta.
Para completar esta tarefa, você precisa relaxar e sentar-se direito. Sujeito a todas as regras, as pálpebras devem ser abaixadas. Os olhos devem estar fechados e protegidos pelas palmas das mãos. Isso garante um relaxamento completo dos órgãos visuais.
O que nós temos que fazer:
- Esfregue bem as palmas das mãos. Suas mãos não só aquecerão, mas também receberão o impulso de energia necessário;
- Dobre as palmas das mãos em forma de barco, como se quisesse tirar água delas. Coloque-os sobre os olhos de forma que fiquem bem no centro do vazio, as palmas das mãos nas maçãs do rosto, os dedos na testa, os dedinhos na ponte do nariz. Coloque os cotovelos sobre a mesa ou pressione-os contra o peito, eles não devem ficar pendurados. Não deixe espaços sob os dedos. É importante. Não aperte o nariz, ele deve respirar livremente. Olhos fechados;
- pense ou fale sobre seus olhos de maneira positiva: meus olhos estão bons, minha visão está melhorando a cada dia;
- a seguinte ação será diferente para míopes e hipermetropes, embora também esteja associada à auto-hipnose:
Pessoas míopes devem imaginar que seus olhos ficam redondos como bolas, isso ajudará a relaxar os músculos transversais e a melhorar a visão à distância.
Pessoas míopes imaginam que seus olhinhos estão esticados como pepinos. Isso relaxa os músculos longitudinais e o ajudará a ver até mesmo objetos pequenos, por exemplo, letras minúsculas, miçangas.
- uma boa memória, deve ser calma, muito positiva. Pode ser a margem de um rio ou de mar, uma cama quentinha, uma comida deliciosa – qualquer coisa que traga sensações agradáveis;
- sair do palming. Para fazer isso, você precisa fechar os olhos diretamente sob as palmas das mãos. Então pisque. Retire as palmas das mãos e pisque, balance a cabeça e respire profundamente.
É isso, sua visão melhorou, você pode continuar trabalhando. Palming é feito não apenas para melhorar a visão, mas também para descansar os olhos. Se não houver comprometimento da acuidade visual, não há necessidade de fazer exercícios para melhorá-la (para míopes ou míopes).
Complexo profilático ocular
- Relaxamento.Feche bem as pálpebras e tente relaxar. Para realizar este exercício, vale relembrar alguns momentos agradáveis da vida.
- Movimentos circulares.Faça movimentos circulares com os olhos abertos: primeiro no sentido horário e depois no sentido anti-horário.
- Movimento em linhas retas.Mova os olhos intensamente na horizontal: direita e esquerda, e na vertical: para cima e para baixo.
- Piscando.Aperte e abra as pálpebras intensamente.
- Diagonais.Direcione seu olhar para o canto esquerdo inferior, olhe para o ombro esquerdo e concentre seu olhar neste ponto. Após três piscadas, repita para o lado direito.
- Espelho diagonal.Semelhante ao exercício anterior, aperte os olhos para o canto superior esquerdo e depois para a direita.
- Relaxamento escuro.Coloque as palmas das mãos quentes nas pálpebras fechadas e os dedos cruzados na testa. Relaxe e tente obter uma cor preta profunda.
- Piscando.Pisque leve e rapidamente pelo menos cem vezes.
- Olhos oblíquos.Traga as pupilas em direção ao nariz. Para realizar este exercício, coloque a ponta do dedo indicador na ponte do nariz e olhe para ela - então eles se "conectarão" facilmente.
- Perto-longe ou trabalhando à distância.Vá até a janela e observe atentamente o detalhe próximo. Pode ser uma folha de uma árvore crescendo fora da janela ou um pequeno ponto de papel colado no vidro na altura dos olhos. Em seguida, desenhe uma linha reta imaginária sobre o ponto selecionado, afastando-se, e direcione o olhar para a frente, tentando ver os objetos mais distantes.
conclusões
Todas as recomendações descritas permitem restaurar a visão que diminuiu devido ao excesso de trabalho ou exposição prolongada a um computador ou tela de TV. Se o problema surgiu no contexto de alguma patologia, é necessário diagnosticar e tratar a causa da deficiência visual.
Exercícios regulares e procedimentos de higiene ajudarão a manter uma boa visão e a restaurar a função ocular normal.